BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

Thursday, September 07, 2006

Material de Ponto Cruz: 5 dicas sobre o que comprar.

Muitas das pessoas que começam a praticar ponto cruz optam por comprar kits. A grande maioria dos kits, principalmente os mais simples, já trazem tudo o que é preciso para fazer um pequeno trabalho: linhas, agulhas e um pano impresso com o desenho a bordar. Contudo, há também kits cujo pano não vem impresso.Mas conforme a aptidão para bordar vai melhorando, vai-se começando a sentir a necessidade de encontrar outro tipo de coisas e fazer outro tipo de trabalhos que nos proporcionem mais prazer. Normalmente as impressões nos panos de Ponto Cruz não são muito perfeitas e os motivos nem sempre (ou quase nunca) são o que procuramos. Pessoalmente não aprecio os kits, salvo em muito raras excepções quando se encontra um fenomenal. Acho que nada se compara ao prazer de sermos nós a fazer tudo. Então chega a altura de comprar as ferramentas para bordar em ponto de cruz.

Escolher os acessórios não precisa de ser uma tarefa complicada. Aliás, é até bastante simples se já soubermos o que queremos.

Então vejamos..

  • A escolha do pano é muito importante. Existem centenas de panos diferentes com cores diferentes. O mais utilizado é o quadrillé, mas há outros. A Difeença é que enquanto no Quadrillé os fios formam blocos quadrados, nos outros tecidos a trama é feita por fios individuais entrelaçados uma a um ou dois a dois tanto na horizontal como na vertical, formando o quadrado. O Canhamo é por eemplo optimo para bordar em tecidos que normalmente não se usam para o ponto de cruz. Alinhava-se o canhamo ao tecido e depois à medida que se vai fazendo o brodado desfia-se o canhamo ficando apenas o motivo no tecido. Eu pessoalmente para os melhores trabalhos não uso quadrillé. O trabalho fica mais elegante, embora dê bastante mais trabalho. O linho é sem dúvida o pano que produz os trabalhos mais elegantes, mas também o mais dificil de bordar.


Quadrillé tamanho pequeno

Canhamo Tamanho Pequeno

Tabela de correspondência


TECIDO

Quadrillé com 3 pontos por cm
Quadrillé com 4 pontos por cm
Quadrillé com 5 pontos por cm
Quadrillé com 6 pontos por cm
Quadrillé com 7 pontos por cm
Quadrillé com 8 pontos por cm
cânhamo com 8 fios por cm
cânhamo com 9 fios por cm
cânhamo com 11 fios por cm
cânhamo com 12 fios por cm
linho com 10 fios por cm
linho com 13 fios por cm
linho com 14 fios por cm
linho com 22 fios por cm

AGULHA

20
22
24
26
26
28

24
24
26
26
24
26
26
28

NÚMERO DE FIOS
6
4
3
2

2
2
3

3
2
2
3
2

2
1

  • Escolher linhas de qualidade: Há basicamente duas grandes marcas: a DMC e a Anchor. Existem depois outras marcas que vão aparecendo no mercado mas é preciso ter cuidado. Quando começamos um trabalho e depois de termos escolhido a marca das linhas a utilizar, deveremos manter essa marca ate ao final, sob pena das cores não serem iguais e isso, estragaria o trabalho.


  • Um conjunto de agulhas é essencial. Obviamente, não se pode bordar sem uma agulha. Existem tantos tipos de agulha. Quando começar a bordar, escolha uma agulha de tamanho médio e bico arredondado no caso do Ponto de Cruz. Depois, dependendo do tamanho do quadrille que pode ser pequeno,médio ou grande, assim deveremos escolher a agulha. Muitas vezes quando não se usa a agulha certa, isso nota-se no trabalho. Por exemplo, se usamos uma agulha muito larga num quadrillé pequeno, vamos alargar os buracos para dar passagem à agulha ficando então pequenos buraquinhos junto aos pontos.---- não fica bonito. A mais utilizada é a agulha nr22.

  • Dois pares de tesouras são essenciais. Uma para cortar o tecido, maior e mais afiada, e uma para cortar o fio. Esta segunda pode ser uma pequena tesoura. Manter estas tesouras afastadas da família pois devem estar em excelentes condições. Ficarem com uma "boca" é o suficiente para estragarem um pano ou "morderem" um fio em vez de o cortarem.
  • Para quem começa, ter um bastidor pequeno é essencial. Inclusive, mesmo quem borda há muito tempo (eu por exemplo) não dispensa um bastidor. São relativamente baratos e podem-nos poupar a muitos dissabores. Existem muitos e de formatos diferentes. Eu aconselho para começar um pequeno redondo e depois mudar para outros. Há em plástico ou em madeira. Os de madeira são mais amigos do tecido, não estragando-o com tanta facilidade mas têm a tendência a estragar-se mais depressa que os de plástico. Eu prefiro os de madeira.


E pronto. Espero que este artigo seja útil. Estou sempre ao dispôr se quiserem colocar alguma questão através do meu e-mail nana@casadanana.com

7 comments:

Anonymous said...

Bem... pessoal com uma explicação destas de como se faz e o que é preciso para fazer ponto cruz, não há razão para quem quer aprender a fazer ponto cruz, não aprenda...
Eu sei fazer, mas ainda assim, agradeço por todas as pessoas que deviam agradecer...
Obrigada nana pela tua explicação...

Anonymous said...

Adorei este artigo..
Quero começar a aprender e realmente não sabia o que comprar.

Obrigada!!
Me ajudou muito..

Malena said...

Bela ajuda que destes com este teu post. Pessoalmente eu só não uso bastidor, nunca me consegui habituar, bordo sempre sem ele.
bjcs
Malena

Liliana said...

Este post está EXCELENTE. Muito completo e esclarecedor.

Beijos

Unknown said...

Olá.......
Gostaria de aprender a fazer ponto cruz e ja descobri bastante coisa sobre o material na internet porem ainda nao encontrei nada sobre como realmente fazer o ponto.
Essas revistas que tem na banca também ensinam a técnica?
E ainda nao tenho certeza mas é o ponto cruz que posso fazer em toalhas de rosto, banho e mão?
Agradeceria muitoo a sua ajuda.
Meu e-mail é gabi.ogomes@gmail.com

:)

Espeloteada e Patricinha said...

Adorei as dicas, o tecido eu uso o étamine, é o mais comum por aqui... a linha, geralmente usava a maxi, mas agora estou usando Anchor, por que queria um fiel ao modelo que vi e ele já trazia a numeração da anchor... nunca vi a DMC, acho que não tem na minha cidade, enfim adorei as dicas mesmo, parabéns pelo blog

Anita Nunes said...

Obrigada pelas dicas!
Foram muito importantes!
Parabéns pelo blog!