BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

Friday, March 23, 2007

Achei interessantissimo!!!!




PERGUNTA: O que o Ponto de Cruz tem a ver com a matematica??


Acredito que a criança envolvida com o trabalho, especialmente ponto cruz, desenvolve a matemática, acalma, sensibiliza por estar produzindo arte, ocupa- se com algo útil e foge das discordias do dia-a- dia.Inclusive tenho experiencia com grupo de meninas pré adolescentes pois trabalho com elas o bordado em ponto cruz e tenho observado como o resultado é benéfico.
Rosalia Pereira dos Santos Ponce, 16/12/2006

Acredito que tem tudo a ver, pois a matemática, segundo meu marido-aluno na UFSJ-MG, é a base de tudo. E, como o ponto cruz depende de cálculos perfeitos para um resultado perfeito, logo, a matemática está presente, sim, e não somente no artesanato ou culinária, mas na vida como um todo. Parabéns pela pesquisa, muito interessante e interativa. Conselheiro Lafaiete-MInas Gerais
Adriana, 17/10/2006

Acho que tem tudo a ver pois sem a matematica não se faz ponto de cruz, tem-se calcular a medida etc.
naira, 10/10/2006

Além de tudo que foi dito abaixo, temos ainda noção intuitiva de de um plano cartesiano, quando traçamos o centro do trabalho. Traçamos os quatro quadrantes e a partir deles vamos enquadrando a figura e nos orientando para fazer o trabalho perfeito.
Maria Angela, 23/7/2006

Representa raciocínio. No ponto contado com gráfico se desenvolve ainda mais o raciocínio.
Clara Sueli, 21/7/2006

Como a Matemática, o ponto de cruz também possui gráficos que auxiliam na execução do trabalho e tem um símbolo para cada cor de linha. Cada quadrado do gráfico representa um espaço onde poderá ser feito um ponto de cruz. São usados números para representar as cores. Elas são universalmente iguais, por isso, o resultado será perfeito, como na Matemática.
Maria do Carmo Rezende Procaci Santiago, 11/7/2006

A meu ver, o bordado de ponto em cruz deveria ser ensinado nas aulas de arte, na escola, fazendo uma ponte entre arte e matemática, onde a matemática, trabalhada com papel quadriculado, seria construido um mosaico e depois de desenhado na malha. Passar esse desenho para o bordado.
gilson f soares, 4/7/2006

Tem tudo a ver. O ponto de cruz é um bordado que necessita basicamente de contagem, alguns desenhos podem ser tornar verdadeiras obras de arte, com uma conta correta, ou algo sem nexo algum se for feito sem lógica numérica.
eliana berduega, 1/7/2006




Tem grande relação: sistema monetário [preço de tecido e linhas], sistema de medidas [comprimento], além de tudo que já foi citado. Basta ter um olhar de professor que perceberemos não somente a relação com a MATEMÁTICA, mas com todas as áreas do Conhecimento. Ex: Ciências - origem da matéria prima com que se produz tecido e linha. E assim sucessivamente.
Luzia, 30/6/2006

A Matemática tem a ver com tudo em nossa vida, não só com o bordado em ponto de cruz, que exige cálculo no espaçamento dos pontos, que são marcados proporcionalmente, formando um desenho perfeito, geometricamente definido, graças a uma herança deixada pelos povos antigos que descobriram e organizaram a Matemática... Concordo com as demais pessoas que deixaram suas opiniões aqui, porque, mesmo não "gostando" de Matemática (isso abre uma outra discussão e eu gostaria de me posicionar), como se posicionaram, concordam que ela está em todo lugar, em diversas situações, quer queiramos ou não...
Maria Elisabete dos Santos, 29/6/2006

Creio que o bordado tenha tudo a ver com matemática. Desde o percurso a serem seguidos com as linhas até a formação das simples figuras planas traçadas (quadrados, retângulos, triângulos,hexagónos entre ourtos). A representação gráfica para a preparação inicial é fundamental para o trabalho com percurso e compreensão de caminhos orientados. Pode se trabalhar a multiplicação, noções de lateralidade, ordem crescente, decrescente. Acredito que além da matemática está relacionado com geografia (paisagens geográficas), história (história de um povo,cultura...), arte (linhas, pontos, movimentos, cores...).
Lílian Maciel, 28/6/2006

Vou confessar um segredo: não sou (nem gosto) muito de Matemática... Mas, quando a Matemática vem aplicada no dia-a-dia, contextualizada, ai eu gosto, porque ela deixa de ser tão Matemática. A pergunta me pegou e, sem pensar muito, diretamente, vou deixando minhas idéias, com a linguagem simples, sem matematiquês (existe essa palavra?...). No bordado há a delimitação do campo a ser bordado. Há a escolha das cores, do traçado, da tensão do ponto. O ponto segue uma direção e um retorno. Tem o lado direito e seu correspondente lado avesso. Tem a linha de tempo, afinal, é um traço cultural com tradição de saberes na transmissão do conhecimento. Desenvolve habilidades. Tem função socializadora e terapêutica.
Thelma Regina Siqueira Linhares, 28/6/2006

No ponto cruz não tem o sinal de adição. Tem o de multiplicação. Mas, também, que pergunta é essa? Ponto cruz e matemática?
Mari, 28/6/2006

A cruz, simbolo da operação de Adição.
Nanci, 28/6/2006

1 comments:

Anonymous said...

E aqui está algo em que ainda não tinha pensado...

Bjs

Mónica