BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

Monday, July 17, 2006

Os Dez Mandamentos do Ponto de Cruz

  1. Todos os pontos na mesma direcção. Uma maneira boa de exemplificar isso é imaginar uma calça de veludo. Este tecido tem "sentido", de maneira que, se você costurar uma perna num sentido e a outra no outro sentido, facilmente observará esta diferença.
  2. A tensão dos pontos , uniforme, nem apertados demais, nem frouxos demais, simplesmente perfeito! Cuidado que muitas vezes a agulha utilizada é muito larga em relação ao tecido e tem-se a ideia depois de que o ponto esta apertado mas na verdade a agulha é que alargou o "buaquinho".
  3. Os pontos devem ser bem alinhados, penteados e não torcidos ou enrolados. Os fios devem estar paralelos uns aos outros, dando um aspecto unifrme ao trabalho. È importante que o numero de fios utilizados seja proporcional à tela usada.
  4. Linhas bem arrematadas e sem criar sombras, evidenciando que foram puxadas de um canto para o outro.
  5. O trabalho deve ser bem centralizado em relação à peça bordada.
  6. Os outros pontos utilizados, como o nó francês, o ponto margarida, bainhas abertas, etc., devem estar bem feitos e harmonizando o bordado como um todo.
  7. O trabalho deve estar limpo, bem lavado e bem engomado.
  8. A Apresentação do Trabalho deve valorizar o bordado. Isso significa uma moldura bem colocada, um bico de crochet bem escolhido para a toalha, etc.
  9. Quando a peça tiver o avesso visivel, este deve estar limpo e perfeito, com todos os pontinhos na vertical.
  10. Uma aparncia final bonita, fina e que se pareça com uma pintura, como se estivesse estampada no tecido e não "sobre" o tecido como uma aplicação.

(Retirado da Revista: "Arte de Bordar", edição 12)


0 comments: